domingo, 30 de maio de 2010

Minha contribuição

Olá, colegas!

Inicialmente, admito que o tal de blog é uma ferramenta extremamente nova para eu, sendo esta minha primeira participação, pelo que percebi e li no material é uma ferramenta interativa e dinâmica. Os jovens já dominam perfeitamente esta tecnologia e muitas outras. O que me faz admirar ainda mais a função de professor na sociedade atual, digo isso porque não sou professor por profissão, apesar de possuir formação em licenciatura, pois não deve ser fácil interagir com alunos que já vivem na era digital, sei que para as pessoas um pouco mais madura estas ferramentas não faziam parte da realidade, pois, isto é bastante recente. Na verdade estou de forma modesta participando desta atividade da disciplina de Interação Mediada por Computar (IMC), a qual está sendo bastante desafiadora e importante durante os meus estudos.
Grande abraço,
Jerônimo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A tecnologia ao Alcance de Todos.

Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia da escola e, convidam o professor a repensar sua prática pedagógica , fazer parte dos novos tempos , por que não depende apenas dos equipamentos modernos que a escola possui para que ela faça parte de uma sociedade moderna, mas da interação que ele permite entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem, abrindo um leque de novos conhecimentos. Cabe ao professor saber usufruir dessa valiosa ferramenta, proporcionando momentos prazerosos de aprendizagem através de jogos educativos, produções textuais, blogs, bate papo, sem contar com o uso da internt nas pesquisas.

Convido todos para fazer uma reflexão sobre o video da UNILASALLE, e deixo a pergunta no ar " O que a tecnologia irá fazer por nós daqui a 15 anos? " será que as máquina ficam mais inteligentes e nós.....


Contribuição da Revista Nova Escola- Setembro 2008 - Inclusão Digital

( Vicentina Ferreira)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Contribuindo com o blog



Olá pessoal,

Contribuindo com a construção do nosso blog, compartilho a figura para que possamos discutir entre nós.

Abraço e boa semana a todos!

Graziela

Inevitável

A inserção da internet em nossas vidas é incontrolável e inegável até mesmo aqueles que relutam a adesão ou pensam não ser dependentes da rede estão indiretamente ou diretamente dependentes da mesma, quando por exemplo não conseguem efetuar um pagamento em sua rede bancaria por problemas no sistema do banco que depende da rede mundial de computadores, e assim em outras atividades.
A adesão e o fascínio em especial dos jovens por esta tecnologia é maciço, alguns especialistas já defendem que a dependência de alguns jovens chega a um nível patológico, eles passam os dias em frente ao computador, é pela internet que fazem amigos, namoram, jogam, fazem compras enfim uma infinidade de atividades a distância de um mero clique.
Sendo assim é preciso que aproveitamos a potência dessa ferramenta também para educação. Seja ela a distância, presencial ou semi-presencial. Como esta é uma ferramenta relativamente nova ainda estamos nos adaptando a ela, sendo assim é preciso que vamos experimentando difentes estratégias para a melhorar a interação entre os participantes. Mas com certeza não pode faltar o apoio e incentivo dos professores para com seus alunos, provocá-los a maximizar o potencial da web para aferir conhecimento.
Alex Primo é uma referência quando o assunto é IMC, deixo abaixo o link de um artigo seu interessantissímo que fala sobre Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador.

Eis o link: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/interacao/ferramentas_interacao.pdf

Boa leitura!!!


Cassiana Kellin Opelt

Polo Sobradinho

segunda-feira, 17 de maio de 2010

As Novas Tecnologias na Educação

Nesta Disciplina estamos tratando da interação do homem com as diversas tecnologias. A meu ver a Internet é a que mais se destaca por sua capacidade de informar, divertir, comunicar, aproximar as pessoas, independente de onde elas estejam, de forma simultânea, rápida e eficiente. Isto é simplesmente maravilhoso. Direcionando isso para a educação, pode-se dizer que este é um dos setores que deveria acompanhar estes avanços, no entanto, ainda há escolas que não posuem computador e outras nem acesso a Internet. Algumas iniciativas públicas e privadas já foram tomadas a esse respeito, com o intuito de reverter esse quadro, tanto em escolas públicas como em universidades. Para acompanhar as mudanças os professores precisam se adaptar, pois ele continua sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. O uso do computador e da Internet na escola pode ser um aliado na educação de crianças, jovens e adultos. A exemplo disso gostaria de citar aqui uma reportagem da Revista Nova Escola, edição 223, de junho de 2009, http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/223.shtml que trata de atividades desenvolvidas nas diferentes disciplinas usando recursos tecnológicos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Boas Vindas...

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao blog da disciplina Interação Mediada por Computador.

Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!

Giliane e Tarcila