Nesta Disciplina estamos tratando da interação do homem com as diversas tecnologias. A meu ver a Internet é a que mais se destaca por sua capacidade de informar, divertir, comunicar, aproximar as pessoas, independente de onde elas estejam, de forma simultânea, rápida e eficiente. Isto é simplesmente maravilhoso. Direcionando isso para a educação, pode-se dizer que este é um dos setores que deveria acompanhar estes avanços, no entanto, ainda há escolas que não posuem computador e outras nem acesso a Internet. Algumas iniciativas públicas e privadas já foram tomadas a esse respeito, com o intuito de reverter esse quadro, tanto em escolas públicas como em universidades. Para acompanhar as mudanças os professores precisam se adaptar, pois ele continua sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. O uso do computador e da Internet na escola pode ser um aliado na educação de crianças, jovens e adultos. A exemplo disso gostaria de citar aqui uma reportagem da Revista Nova Escola, edição 223, de junho de 2009, http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/223.shtml que trata de atividades desenvolvidas nas diferentes disciplinas usando recursos tecnológicos.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito intressante a divisão da tecnologias por disciplinas, facilita a leitura dos professores.
ResponderExcluirMarilene valiosa sua contibuição!Tens razão, é possível a construção do conhecimento em comunidades virtuais, a partir do momento em que os sujeitos que fazem parte dessas comunidades passam a manter interações dialógicas. Diálogo visto não como uma simples troca, mas como uma revelação de interlocutores.Neste ambiente o papel do professor/aluno deve ser avaliado cotidianamente.
ResponderExcluirUm abraço, Marta tavares.