A inserção da internet em nossas vidas é incontrolável e inegável até mesmo aqueles que relutam a adesão ou pensam não ser dependentes da rede estão indiretamente ou diretamente dependentes da mesma, quando por exemplo não conseguem efetuar um pagamento em sua rede bancaria por problemas no sistema do banco que depende da rede mundial de computadores, e assim em outras atividades.
A adesão e o fascínio em especial dos jovens por esta tecnologia é maciço, alguns especialistas já defendem que a dependência de alguns jovens chega a um nível patológico, eles passam os dias em frente ao computador, é pela internet que fazem amigos, namoram, jogam, fazem compras enfim uma infinidade de atividades a distância de um mero clique.
Sendo assim é preciso que aproveitamos a potência dessa ferramenta também para educação. Seja ela a distância, presencial ou semi-presencial. Como esta é uma ferramenta relativamente nova ainda estamos nos adaptando a ela, sendo assim é preciso que vamos experimentando difentes estratégias para a melhorar a interação entre os participantes. Mas com certeza não pode faltar o apoio e incentivo dos professores para com seus alunos, provocá-los a maximizar o potencial da web para aferir conhecimento.
Alex Primo é uma referência quando o assunto é IMC, deixo abaixo o link de um artigo seu interessantissímo que fala sobre Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador.
Eis o link: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/interacao/ferramentas_interacao.pdf
Boa leitura!!!
Cassiana Kellin Opelt
Polo Sobradinho
terça-feira, 18 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que tal maximizar o potencial da web com vídeos interativos? acesse o site: Muito bom o texto acima. Gostaria de sugerir o site: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7363, o qual indica a possibilidade de no futuro termos disponível, vídeos interativos, veja como isso é possível.
ResponderExcluir