Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia da escola e, convidam o professor a repensar sua prática pedagógica , fazer parte dos novos tempos , por que não depende apenas dos equipamentos modernos que a escola possui para que ela faça parte de uma sociedade moderna, mas da interação que ele permite entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem, abrindo um leque de novos conhecimentos. Cabe ao professor saber usufruir dessa valiosa ferramenta, proporcionando momentos prazerosos de aprendizagem através de jogos educativos, produções textuais, blogs, bate papo, sem contar com o uso da internt nas pesquisas.
Convido todos para fazer uma reflexão sobre o video da UNILASALLE, e deixo a pergunta no ar " O que a tecnologia irá fazer por nós daqui a 15 anos? " será que as máquina ficam mais inteligentes e nós.....
Contribuição da Revista Nova Escola- Setembro 2008 - Inclusão Digital
( Vicentina Ferreira)
Após ter lido e assistido a contribuição da colega, arrisco a responder sua postagem da maneira como entendo o "ser Professor" frente a todas as mudanças que nos acompanham diariamente.
ResponderExcluirCreio sermos professores na busca de aprimoramento, do conhecimento que até então para alguns de nós muito parcos ou inexistentes, enquanto que nossos alunos praticamente nascem e já entram em contato com as tecnologias. Cada vez mais rápido as mudanças acontecem e no nosso trabalho nas escolas, boa parte delas, possuem uma quantidade inferior ao mínimo necessário de equipamentos (computadores) para o uso no cotidiano escolar. Mas, acima de tudo, acima de qualquer mudança que possa acontecer, tenho certeza da importância do professor, e, essa qualidade humana, afetiva, presencial, nenhuma máquina será capaz de superar. Somos seres humanos e é com outros seres humanos que interagimos em nosso dia-a-dia, nos defrontando com toda a gama de particularidade e complexidade que é própria de nossa espécie enquanto seres racionais. As novas tecnologias por certo podem nos auxiliar nessa caminhada, mas nunca tomar nosso lugar como ser pensante, atuante e dotado de sentimentos e razão.
Espero ter conseguido me fazer entender, sou uma professora que acredita que o contato presencial entre professor e aluno tem o poder de ser o diferencial na busca para dias melhores.
Abraços, Aglaé.
Pólo Sobradinho